Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
post 2_ índice provisório

Publico, tal como pedido, o índice do provisório do enquadramento teórico (a negro), tentando integrar isso no plano geral do trabalho a realizar (a cinzento)

___________________

1.  Introdução .

1.1.  Estrutura do Estudo

 

2.  Definição do Problema

2.1.  Caracterização do problema de investigação

2.2.  Objectivos do estudo

2.3.  Justificação do estudo

2.4.  Pergunta(s) de Investigação

2.4.1. Modelo de análise

2.4.2. Metodologia de investigação

          > investigação/acção

2.5.  Apresentação da Hipótese

2.6. Cronograma

 

3.  Enquadramento Teórico

3.1. O estado da arte sobre Tecnologia Educativa e a utilização de recursos vídeo

3.2.  Conceito de dispositivo pedagógico

3.2.1.  Enquadramento teórico do conceito na história da pedagogia

3.2.1.1 O modelo behaviorista

          > a componente “transmissão” na utilização dos recursos

3.2.1.2 O modelo cognitivista

          > a componente “transmissão” e “processamento” na utilização dos recursos

3.2.1.1 O modelo construtivista

> a componente “transmissão”, “processamento” e “construção de conteúdos” num modelo vertical, na utilização dos recursos

3.2.1.1 O modelo de suporte à comunicação Web 2.0

 > a componente “construção participativa de conteúdos, num modelo horizontal, na utilização dos recursos

 

3.3.  Levantamento das redes comunicativas educacionais em função daqueles modelos

3.3.1.  Modelos clássicos comunicacionais e utilização dos recursos

3.3.2.  Transformações nos modelos clássicos comunicacionais e utilização dos recursos, em função dos desenvolvimentos ocorridos no acesso aos recursos

 

3.4. A utilização do vídeo em espaço educativo

3.4.1. Histórico e estado da arte

3.4.1.1. Identificação de casos-significativos contemporâneos de utilização pedagógica do vídeo

3.4.1.2. Síntese de tendências (possíveis)

 

4.  Metodologia

4.1.  Fases do estudo

4.1.1.  Fase 1: preparação e desenvolvimento dos conteúdos

4.1.2.  Fase 2: Construção de protótipos e/ou recolha de conteúdos a editar

4.1.3.  Fase 3: Delimitação da Amostra

4.1.4.  Fase 4: Instrumentos de recolha de dados

4.1.5.  Fase 5: descrição e análise dos dados

 

5.  Estudo e análise dos resultados

5.1.  Dos conteúdos produzidos

5.2.  Dos questionários de auto-observação passados aos alunos

5.3.  Dos questionários de auto-observação passados aos docentes

5.4.  Avaliação dos pressupostos de investigação

 

6.  Conclusão

6.1.  Conclusões do Estudo

6.2.  Reflexão Crítica e Limitações do Estudo

6.3.  Contributos para a análise dos modelos educacionais

6.4.  Proposta de Investigação futura

 

Bibliografia




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. post 2_ índice provisório

. "post" de abertura

.arquivos

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds